Rancho Queimado SC (48) 4052 9209 | São Paulo SP (11) 3522 6943 | Florianópolis SC (48) 4052 9209 | Plantão TIM (48) 9982 3401
Logotipo IMMB

VOLTA AO MUNDO


Avaliação positiva da Oktober

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina -Fecomércio – SC, na 28ª edição da Oktoberfest em Blumenau, registrou aumento no faturamento dos empresários da região e avaliação positiva do evento e do receptivo turístico da cidade. O estudo foi apresentado no dia 28 de outubro, na Vila Germânica, em mais uma edição do Painel Fecomércio Debate. Participaram do debate Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, Valdir Walendowsky, presidente da Santur, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm e também vice-presidente do Sindilojas Blumenau e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz, que é também presidente da ABIH-SC. O levantamento apontou incremento de 3,84% no faturamento da atividade comercial em relação a 2010 e de 5,64% em relação ao período imediatamente anterior. A Vila Germânica teve aumento de 5,22% e 23%, respectivamente, e os hotéis registraram resultado ainda melhor, com elevação de 24,2% e de 14,6% no faturamento. A 28ª Oktoberfest confirmou também o sucesso entre o público jovem nacional e internacional. E, entre os visitantes da festa a maioria eram homens, 64%, com 36% de mulheres. A cultura típica dos blumenauenses continua sendo o principal atrativo da Oktoberfest. Com 62% da preferência, as manifestações culturais alemãs foram eleitas como a maior atração da festa. As bebidas apareceram em segundo lugar. A cidade, de maneira geral agradou aos visitantes, a ponto de 92% dos entrevistados afirmarem que voltarão à Oktoberfest. Os hotéis apresentam resultados positivos. Para 60% o movimento foi bom e 25% consideraram muito bom. A expansão do faturamento do setor foi de 24,2%, o melhor resultado dentro dos setores investigados.

Vyva Feira , no Chile
A mais importante exposição de turismo do Chile será realizada de 4 a 6 de novembro, no Espaço Riesco, em Santiago, reunindo em um só lugar todas as atividades relacionadas com a indústria do turismo de negócios, férias etc. Para a Vyva Feira - Feira Internacional de Turismo 2011: Viagem e Férias são esperados pelo menos 30 mil visitantes. A feira contará com programas turísticos de cada região do Chile e os visitantes poderão não só conhecer os atrativos como comprar pacotes turísticos. Segundo o diretor Nacional de Turismo, Álvaro Castilla “este ano o pavilhão
nacional terá mais de 3000 m2 para divulgar os produtos e destinos, desde Arica até Punta Arenas”, disse. Haverá mostras de folclore, bailes típicos, artesanato, degustações gastronômicas e de vinhos, apresentações artísticas e sorteios. No espaço do Sernatur estará toda a diversidade turística do Chile. Desde a rota das Igrejas andinas, até o turismo rural e o enoturismo, além de ofertas rupestres e de fazendas patagônicas e ainda poder interagir com mapuches em uma ruka e com a cultura Aymará, para conhecer os sabores ancestrais. Para aqueles de gostos mais cósmicos, haverá a possibilidade de observar os astros em um domo astronômico. Já para os que preferem esportes radicais, serão mostradas novas rotas e também os circuitos de cicloturismo. Serão 40 operadores chilenos e estrangeiros, de países como a Argentina, Brasil, Indonésia, Uruguai, Índia e República Dominicana. Site wwww.nfeiras.com/vyva/.

Lugarzinho em Gramado
Nada como reunir amigas para uma tarde de boas risadas, guloseimas deliciosas, um bom chá, e um bom motivo. Seja ele um bebê que está por vir ou uma paixão avassaladora que virou amor e casamento. Por isso a Casa Vittório Teeladen Chás e Gelateria, em Gramado, abre seu espaço para eventos inesquecíveis e com um toque todo especial. Com capacidade para apenas 24 pessoas, a Casa funciona como um petit comitê, com um salão que lembra as antigas casas de chás das ruelas na Europa. Delícias como sorvetes artesanais, ‘carolinas’ recheadas, torta de Santiago de Compostela, entre outras preciosidades são confeccionadas com a habilidade de quem morou na Toscana por quase uma década, a proprietária Adriane Russi. Além de mais de 100 tipos de chás importados. O lugar, destacado como Novidade e Escolha do Guia, pelo Guia 4 Rodas 2012, está disponível para organizar pequenos eventos para grupos, com opção de criar cardápios especiais para qualquer data.

Personalidade do Ano

Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional, que vem se destacando no cenário do turismo e hotelaria do Brasil pelo seu empenho e dinamismo no cargo , foi eleito \"Personalidade do Ano\" em votação realizada pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio, considerado o Oscar do setor de eventos no país. Agora, ele concorre, na categoria institucional, ao Grand Prix, através de votação aberta, no site www.premiocaio.com.br/jurados_login_gp.asp. A entrega do Grand Prix acontecerá no dia 12 de dezembro, durante a 12ª edição do Prêmio Caio, no Skyline Venue, em São Paulo. Parabéns a ele e a ABIH Nacional.
II Simpósio de Turismo da ABRAJET/SC

A ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional Santa Catarina promoveu no último fim de semana o 1º Seminário de Turismo com o tema “ Desenvolvimento e Potencial Turístico do Meio Oeste Catarinense”, dentro do II Simpósio de Turismo. O grupo, nesta viagem, além das reuniões de praxe da Entidade, conheceu atrativos turísticos de Treze Tílias, Caçador, Joaçaba e Água Doce, bem como os ser viços de hospedagem e a gastronomia regional

Para a temporada

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú realizou na última semana os cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista, obrigatória para os comerciantes obterem o alvará para trabalhar nas areias da Praia Central. O responsável pelo curso, o consultor Nilson França Leite, afirmou que \"para vender uma cidade turística com entusiasmo é necessária a alta auto-estima da população, o que gera bom atendimento. É isso que faz a diferença,\" disse.

Cooperação Brasil-Portugal

Durante a Feira das Américas realizada este mês no Rio de Janeiro, Brasil e Portugal discutiram estratégias de cooperação na área de turismo. Em encontro realizado entre autoridades dos dois países, foram debatidas questões pontuais como a tradução para a língua portuguesa do manual de eficiência energética para a hotelaria, editado pela Organização Mundial do Turismo -OMT. Ao Brasil interessa também conhecer o modelo de qualificação profissional adotado na preparação de Portugal, quando sediou o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa), em 2004. Outra área de interesse são as ações para amenizar os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos.

Festival de Turismo de Gramado

A Pinto Lopes Viagens de Portugal, há 37 anos no mercado, virá pela primeira vez ao Brasil, no Festival de Turismo de Gramado em busca de novas parcerias. Uma das maiores Agências de Portugal, atua no emissivo e receptivo de passageiros com destinos a toda Europa e roteiros para Ásia, Oceania, África e Américas.
A agência opera em mais de 100 países, sendo que a Europa detém o maior percentual de viagens. Somente neste ano de 2011 serão cerca de 50 países. A cada ano a empresa integra aos seus roteiros pelo menos um novo país. Para 2012, a intenção é estrear na Mongólia e incluir ainda Coréia do Norte. Com ampliação dos roteiros e destinos a Pinto Lopes busca novas parcerias. Por isso durante o Festival de Turismo de Gramado quer iniciar a representação da Pinto Lopes Viagens (PLV) no Brasil. Segundo Rui Pinto Lopes, Diretor da empresa, que estará presente no Festival, até agora operavam diretamente no Brasil, mas querem parceiros na apresentação dos roteiros da Europa junto ao Brasil. Esta motivação de vir ao Brasil nasceu de uma união com a Classic Viagens de Gramado (Confraria de Viagens), de Luís Cunha, um português radicado há mais de 30 anos no Rio Grande do Sul. A agência já se tornou a representante oficial da Pinto Lopes no estado Gaúcho, Santa Catarina e Paraná. As duas empresas estarão juntas no evento levando as operadoras e agências os mais de 100 roteiros que passam por todos os continentes, mas principalmente Europa e Ásia. A Pinto Lopes é uma agência especializada em viagens culturais em grupo, que representa cerca de 90% do negócio. “Estamos cada vez mais recebendo clientes brasileiros, temos uma programação própria para destinos culturais, como roteiros sob medida ao gosto do cliente”, avalia Rui Pinto Lopes. Assim a expectativa de participar do Festival de Turismo é muito grande para a Agência. Site, www.pintolopesviagens.com.

Encantos de Chantilly

Château Hotel Mont Royal Chantilly é uma viagem ao mais encantador castelo da França.
Situado em um dos pontos turísticos mais deslumbrantes da Europa, o Château Hotel Mont Royal Chantilly, é um dos mais encantadores hotéis do interior da França, na vertente de lazer e negócios. A 35 minutos de Paris, o hotel é inspirado nas belezas naturais que compõe a região e atrai turistas de todos os lugares do mundo em uma experiência histórica pela encantadora cidade de Chantilly. Propondo uma viagem aos impérios antigos, a cidade é uma rica fonte de cultura que, reserva em sua história um dos castelos mais deslumbrantes do mundo, o Castelo de Chantilly, além dos Museus de Arte de Conde e o Museu Vivo do Cavalo. Datado do século XVIII, o espaço de 7800 hectares reúne obras da pintura francesa antiga, além da linda biblioteca com livros raros e preciosos, inclusive um exemplar da bíblia de Gutenberg. Além das imensuráveis riquezas, a cidade é famosa por sediar todos os verões a mais importante competição de fogos de artifício, um dos mais belos espetáculos vistos no mundo. Conhecida também por ser a cidade que originou um dos cremes mais famosos da culinária, o creme de chantilly, criado pelo conceituado chefe da época, François Vatel, os visitantes têm a oportunidade de degustar a receita original, preservada pelos chef’s que comandam o restaurante do castelo, o famoso La Capitainerie. O hotel dispõe de espaços aconchegantes e sofisticados, em que se destaca a decoração tipicamente francesa.

Spa Plaza

O verdadeiro equilíbrio entre corpo e mente pode ser alcançado no Spa Plaza, da Rede Plaza Andorra. Um lugar criado para oferecer cuidados especiais aos hóspedes proporcionando-lhes sensações de paz, serenidade e relaxamento. Situado no centro do principado de Andorra, um pequeno país entre a Espanha e França, o Spa Plaza tem suas instalações em anexo ao Hotel Plaza e conta com profissionais capacitados para oferecer os tratamentos mais exclusivos, além de uma experiência de total bem estar. O espaço está aberto durante toda a semana e disponível a todos os hóspedes da rede Plaza Andorra – Hotel Plaza, Ski Plaza, Carlton Plaza e Crowne Plaza, que em novembro passa a se chamar Holiday Inn. Reservas, fone +376 879 414, e-mail spaplaza@plazandorra.com.

A Biblioteca Nacional

A Cidade Maravilhosa ganha mais uma grande atração e opção para os turistas do Brasil e do Mundo: a exposição Giorgio Vasari. Se a História da Arte tivesse um pai ele seria Giorgio Vasari. Passados 500 anos os seus livros continuam atuais e a sua trajetória se mistura com a das artes. A Biblioteca Nacional inaugurou a exposição “Giorgio Vasari e a invenção do artista moderno” em comemoração aos 500 anos do nascimento desse pintor e arquiteto italiano, nascido em 1511, reconhecido mundialmente como o primeiro historiador da arte. Vasari faleceu em 1574 deixando um legado que até hoje é consultado e reverenciado pelos artistas. Incentivador de artistas como Michelangelo e amigo da poderosa família dos Medicis, ele atendeu a encomendas de príncipes e papas. Vasari é idealizador da arquitetura da Galleria degli Uffizi – hoje sede do principal museu de Florença. O pintor também é autor das célebres pinturas que decoram o Palazzo Vecchio - atual sede do governo da cidade - e fundou a primeira academia de belas artes, a Academia das Três Artes do Desenho, de 1563. A exposição vai contar com três edições de “Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos” - livro fundador da historiografia artística, lançado originalmente em 1550 por Vasari. Ao todo, 110 peças do acervo da Biblioteca serão expostas levando a história do Renascimento italiano para o coração do Rio de Janeiro. Elas representam o trabalho do artista responsável pela consolidação de uma nova posição e consideração social dos artistas no século XV. Primeiro tratado completo sobre o assunto, a obra descreve os princípios que delimitam a arte italiana do século XIII ao XVI, segundo um percurso evolutivo que leva de Giotto a Michelangelo. “Até hoje, o livro é referência nos estudos sobre a arte do Renascimento. Sem ele, a idéia sobre esse período artístico teria contornos diferentes e outros protagonistas”, conta Elisa Byington, curadora da exposição. O sucesso de Vidas foi garantido pela grande quantidade de informações, o valor do vocabulário crítico em formação e o talento de Giorgio Vasari. Além disso, a própria Biblioteca Nacional é um pólo turístico no centro do Rio de Janeiro, com um acervo de mais de nove milhões de peças, um prédio histórico que abriga essa bicentenária instituição que está entre as dez grandes bibliotecas nacionais do mundo. Entre exposições, acervos, prédio histórico e raridades a BN oferece, também, a Visita Guiada, na qual o turista poderá conhecer toda a história e os setores da instituição. Um passeio imperdível para quem visitar a capital fluminense. A Biblioteca Nacional fica na Rua México, s/n – Centro – Rio de Janeiro, com acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional. Entrada franca.

Chineses de olho em SC

O diretor da sucursal carioca da agência de notícias Xinhua, Yang Limin, convidou a jornalista de Joinville Izabel Santos para representar o órgão de comunicação em Santa Catarina. Izabel deverá viajar ao Rio de Janeiro no início de novembro para acertar os detalhes. A Agência de Notícias Xinhua é a maior agência de notícias da China, e conta com mais de 30 mil profissionais. Segundo Yang, a Xinhua está entrando em uma fase de expansão em todo o mundo, aumentando o número de sucursais em mais de cem países e regiões. O objetivo é oferecer novos serviços em seus portais de Internet, TV, rádio e celular. Ela produz material - em texto, foto e vídeo - para diversos meios de comunicação do país, que possui de mais de 1 bilhão e 350 milhões habitantes. A Xinhua também está desenvolvendo produtos jornalísticos específicos para as áreas financeira e econômica. Para Yang, o Brasil é um grande parceiro da China e por isso a Xinhua dá muita importância aos eventos do país. “Nossa cobertura ajuda mais chineses e empresas a conhecer o estado e aumentar o intercâmbio econômico e comercial entre ambos os países. Esperamos que a mídia e empresas de Santa Catarina possam ser nossos clientes, de maneira que possamos aumentar o conhecimento e intensificar nosso relacionamento”, afirmou. Segundo Yang, o Estado de Santa Catarina é um dos primeiros estados brasileiros que estabeleceu relações econômicas e de intercambio cultural com a China. A Embraco, por exemplo, criou uma fábrica de compressores nos anos 1990 em Pequim. Izabel Santos é formada em Jornalismo na Universidade de Taubaté (SP), conta com 21 anos de carreira, divididos no telejornalismo e assessoria de comunicação.

Splendour of the Seas

O Splendour of the Seas deu início hoje, no estaleiro de Navantia, em Cádiz, na Espanha, à sua revitalização, que levará cinco semanas e contará com um investimento de US$ 35 milhões. As mudanças que o navio receberá integram o programa Royal Advantage – o compromisso da companhia em oferecer aos hóspedes os navios de cruzeiros mais inovadores do mundo, os itinerários mais incríveis para os destinos preferidos no mundo e o renomado serviço, econhecido mundialmente. Entre as inovações do navio estão mais opções gastronômicas: Chops Grille, Izumi, Boardwalk Dog House, Chef’s Table e Park Café; o berçário Royal Babies and Tots; um novo lounge para hóspedes Diamond, membros do programa de fidelidade da companhia; um Concierge Lounge para hóspedes de suítes e novas tecnologias a bordo. Além disso, o navio contará com mais 124 cabines com balcão e muitas melhorias em suas acomodações, incluindo TVS de tela plana e bases para seus iPods. Após a revitalização, em 25 de novembro, o Splendour of the Seas fará sua viagem transatlântica rumo ao Brasil, saindo de Lisboa, Portugal, e aqui oferecerá seus tradicionais roteiros pela América do Sul, além de cruzeiros inéditos pelo Nordeste e mini-cruzeiros pelo litoral brasileiro.

Por: Nelci Terezinha Seibel, em 2011-11-03

Fonte: Autoria própria.

Receba nossos informativos

Nome :
E-mail:


Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o serviço no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.

IMMB Instituto Mente Mestre Brasil
CNPJ: 01.872.172/0001-18

Central de atendimento

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401

e-mail: immb@motivacao.org


Cartões

Cartões de crédito

Boleto

Boleto

Débito online

Débito online


Todos os direitos reservados a IMMB - Instituto Mente Mestre Brasil

Desenvolvido por: ismaelMatias